Perguntas Frequentes

1. DÚVIDAS SOBRE O FUNCIONAMENTO PROJETO EDUCAÇÃO ABERTA


Qual é o público alvo do PrEA?
O PrEA é voltado para estudantes de baixa renda oriundos de escolas da rede pública de Anápolis e região.
Para estudar no projeto, é preciso que o(a) aluno(a) tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o 3º ano. Além disso, todo o ensino médio deve ter sido cursado em escolas públicas.

Mas, alunos de escolas e institutos federais podem participar?  E de colégios militares ou do “Sistema S” (Sesi, Sesc, etc.)?
Não. Em 2015/2 e 2016/1 foram aceitos alunos do "Sistema S", mas em 2016/2 a equipe optou por voltar às origens e ter como público alvo somente os alunos de escolas públicas.

Onde as aulas são realizadas?
As aulas são realizadas na Universidade Estadual de Goiás, na unidade do Bairro Jundiaí.
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 146 - Jundiaí, Anápolis - GO, 75110-390

Qual é o horário de realização das aulas?
As aulas são ministradas de segunda a sábado, sendo que de segunda à sexta elas ocorrem no período noturno (das 19h às 22h15) e no sábado elas ocorrem no vespertino (entre 13h20 e 18h10).
A frequência é obrigatória para todos os horários supracitados.

Existem turmas do PrEA somente aos sábados?
Não. As aulas são de segunda a sábado e o estudante deve ter disponibilidade integral para esses horários.

Existem turmas do PrEA no turno matutino ou vespertino?
Não. Apenas no noturno durante o meio de semana e no sábado pela tarde, nos horários acima descritos.

O PrEA possui fins lucrativos?
Não. O PrEA é um projeto que não possui quaisquer fins lucrativos, e todo o dinheiro arrecadado é utilizado para aquisição de bens para o próprio projeto.

Existem profissionais remunerados no PrEA?
Não. O PrEA conta com 100% de seus profissionais vinculados em regime de voluntariado.

O PrEA oferece aulas na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA)?
Não. Apenas pré-vestibular e pré-Enem.

É verdade que os alunos do PrEA têm mais chances de passar na UEG pelo fato de o cursinho realizar suas aulas na referida universidade?
O vínculo de PrEA com a Universidade Estadual de Goiás se limita a apenas o fornecimento do espaço para a realização das aulas e demais atividades do projeto, de modo que os alunos não possuem nenhum tipo de tratamento privilegiado por parte do Núcleo de Seleção da UEG ou de qualquer outra instituição de ensino.

O PrEA oferece cursos em formato de específicas?
Somente a específica de Desenho, voltada para a preparação dos estudantes que devem fazer a prova de habilidades específicas exigida em algumas instituições de ensino superior para o ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo.


2. DÚVIDAS SOBRE AS MATRÍCULAS

Como faço para saber o dia das matrículas para o próximo semestre?
Assim que definidas as datas e condições para as matrículas, as mesmas são imediatamente publicadas neste blog do projeto e também na nossa página do Facebook e demais redes sociais. Não ligamos ou enviamos mensagens pessoais para nenhum estudante.

O que devo levar no dia da matrícula?
Toda a lista de materiais é divulgada na postagem do blog referente à matrícula de cada semestre. É importante prestar bastante atenção para não perder a vaga por falta de documentação.

Preciso pagar alguma coisa ao me matricular?
Sim. É cobrada um valor de custeio do material de R$50,00 reais e 5 resmas de 500 folhas de papel sulfite tamanho A4. Esse valor poderá ser reajustado nos semestres posteriores.

Para que servem as resmas de papel e o dinheiro que eu forneço no ato da matrícula?
As resmas de papel sulfite são utilizadas para o fornecimento do material didático para os estudantes ao longo do semestre. São também úteis para a confecção de avisos, provas, simulados e todos os procedimentos operacionais do projeto.
O valor monetário da inscrição é utilizado para custear as despesas do projeto com bens duráveis e não duráveis, além de incluir o valor da camiseta de uniforme que o aluno receberá para frequentar as aulas.

E se eu for menor de idade?
Alunos menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis diretos no ato da matrícula, além da documentação completa dos mesmos, que também é indicada na publicação de divulgação das inscrições.

É possível reservar uma vaga para mim no próximo semestre?
O PrEA não faz qualquer tipo de reserva antecipada de vagas. As matrículas só são efetuadas no dia definido previamente no início de cada semestre.

No dia das matrículas cheguei tarde e não consegui minha vaga. E agora?
Se, no dia da matrícula, o estudante não conseguir a vaga, é preenchido um cadastro de reserva e o estudante poderá ser chamado caso haja alguma desistência no primeiro mês de curso. Nesse caso, o aluno só precisará pagar a taxa de inscrição e fornecer as resmas de papel sulfite quando for chamado para a matrícula posteriormente. 

Observação: Esse cadastro de reserva é realizado a partir do dia e horários destinados à matrícula até o final do primeiro mês de aula. Ele só valerá para o semestre vigente e não para os demais, pois não há reserva de vagas futuras.


Quais são as condições para que um estudante faça parte do PrEA?
Ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas, além de ter concluído o mesmo ou estar no 3º ano e possuir total disponibilidade de presença nos dias e horários das aulas.

Por motivos profissionais, pessoais ou religiosos, não tenho possibilidade de estar presente em um dos dias da semana nas aulas do projeto, posso me matricular para as demais aulas mesmo assim?
Não. Só receberemos matrículas de alunos com disponibilidade integral em todos os horários do projeto, incluindo os sábados.

Alunos que já estudaram no cursinho possuem mais chances de continuarem nos semestres seguintes?
Somente aqueles não desistentes ou que não foram excluídos ao longo do projeto (ver item 5), além de terem sido aprovados pelo conselho de professores e coordenadores realizado ao final de cada semestre letivo.


3. DÚVIDAS SOBRE DOCUMENTAÇÕES:

O PrEA fornece certificado ou declaração para eu conseguir o direito à meia passagem no transporte público?
Não, pois o sistema de transporte público só oferece o benefício para estudantes do ensino regular (fundamental, médio ou superior), de modo que nenhum pré-vestibular se encaixa nesse requisito.

O PrEA fornece certificado de conclusão do Ensino Médio?
Não, pois as aulas são direcionadas para a prova do ENEM e demais vestibulares e não para o atendimento integral da grade curricular do ensino médio.

É possível receber de volta os documentos que eu forneci no ato da matrícula?
Não, pois toda a documentação é arquivada pela coordenação do projeto para o devido registro comprobatório.


4. DÚVIDAS SOBRE A EQUIPE DO PrEA

Como faço para me tornar um voluntário na equipe do PrEA?
Basta acessar a aba “Faça parte da equipe” na parte superior deste blog e preencher o formulário indicado. O referido formulário também pode ser acessado clicando aqui. Após o preenchimento, a coordenação analisará as informações e entrará em contato.

Sou professor ou colaborador do PrEA e gostaria de receber uma documentação de comprovação do meu trabalho. Como devo proceder?
O PrEA fornece certificado com carga horária documentada conforme o número de horas trabalhadas no projeto. Para isso, o colaborador ou professor deverá solicitar o documento junto à coordenação geral do projeto com, pelo menos, 5 (cinco) dias úteis de antecedência.


5. DÚVIDAS SOBRE AS AULAS


Existe a possibilidade de um aluno ser excluído do projeto?
Sim. Isso pode acontecer quando excedido o limite de três ocorrências ou em caso de mal comportamento. Além disso, quando o aluno excede o limite de faltas sem justificativa, também é automaticamente desligado do projeto.

Quais são os limites de faltas que um aluno pode ter durante o semestre?
Até 15% de faltas em relação ao total de aulas no semestre.

Como é registrada a frequência dos alunos?
São realizadas duas chamadas por dia, pelos coordenadores e auxiliares. Uma ao final da primeira aula e outra ao final da última aula.

Qual é a tolerância para atrasos? Posso entrar na segunda aula?
É dada uma tolerância máxima de 15 minutos de atraso após o início da primeira aula. Mesmo assim, o aluno deve comparecer à coordenação, justificar o atraso e solicitar um cartão que deverá ser entregue ao professor em sala de aula. Excedido esse prazo, o aluno poderá entrar na segunda aula, mas receberá uma falta na primeira chamada do dia.

Como é oferecido o material didático?
O material didático é fornecido pelos professores semanalmente com base nas necessidades de suas aulas, em formato de textos e listas de exercícios.

Existem plantões de dúvidas no projeto?
Sim, conforme a disponibilidade dos professores e plantonistas e a necessidade dos alunos. Os horários são divulgados semanalmente.

Como devo proceder para efetuar uma reclamação a respeito de algum professor ou colaborador do projeto?
Basta comunicar a coordenação pedagógica do projeto, de preferência em momentos que não sejam os do horário de aula, sem a necessidade de se ausentar da sala.

Tenho um parente ou amigo que gostaria de levar para assistir um dia de aula comigo. Posso fazer isso?
Não é permitida, sob nenhuma hipótese, a entrada de alunos que não fazem parte do projeto.

Se eu desistir do curso, posso passar a minha vaga para outra pessoa?
Não. Em caso de desistência no primeiro mês de aula, a vaga é automaticamente direcionada ao cadastro de reserva conforme a ordem de inscrição.
Bem vindos ao blog do Cursinho GRATUITO da UEG destinado a alunos de escolas públicas da rede estadual de ensino.